sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Duplos

Espelhos que duplicam planos, autorretratos que duplicam rostos e transparências que interpolam camadas. Eis ai alguns temas que sempre fascinam em qualquer época, em qualquer estilo e linguagem.
Brassäi foi um mestre da fotografia que não resistiu às incontáveis possibilidades de jogar com reflexos de pessoas e luzes fotografando espelhos. As banhistas e os boêmios parisienses entraram para a história das imagens do Séc.XX.


Acima, à esquerda, ‘Backstage at the Folies-Bergere’, de 1933 e ao lado ‘ Couple d'amoureux dans un petit café’, quartier Italie, ca. 1932, ambas de Brassäi.

E o que dizer dos ensaios de André Kertèsz que subverteram com estranheza onírica as formas do corpo feminino, tema tão explorado pelas mais diferentes linguagens ao longo do tempo?



Acima, a série ‘Distorsion de André Kertész, de 1933. Espelhos também são aliados para outro tema recorrente na história da Arte e da representação, os autorretratos.



Henri Cartier-Bresson, Autorretrato, França, 1932



Bresson se autorretrata ainda jovem com sua Leica e, em 1992 é flagrado ao se auto retratar em pastel pela companheira Martine Frank.

Um comentário:

sinval garcia disse...

amei esta imagem, ele se retratando, um aimagem dentro da outra e outra...ótimo!